
Em 2017, a G5 Partners desenvolveu o “Prêmio de Excelência Francisco Gros”.
Ele é conferido uma vez ao ano a pessoas ou instituições do nosso relacionamento que, de alguma forma, nos façam lembrar do amigo e sócio-fundador da G5 Partners, Francisco Roberto André Gros.
Essa é uma maneira singela que encontramos de manter vivo e valorizar o legado de Gros. Uma pequena homenagem à memória que Francisco nos deixou de diálogo, valorização ao trabalho em equipe, respeito ao próximo e, principalmente, do compromisso com a construção de um mundo melhor, mais desenvolvido e, sobretudo, mais justo.
Conheça os premiados

Em 2021, o Instituto Cesar Cielo foi o escolhido para ser reconhecido pelo Prêmio Francisco Gros.
Atuando desde 2010, o Instituto tem a frente o campeão olímpico Cesar Cielo e sua, mãe, Flávia Cielo, onde a principal missão é incentivar a prática e o desenvolvimento da natação brasileira.
A escolha foi pautada na inspiração transmitida em cada ação realizada por eles que buscam, através do esporte, transformar e desenvolver o mundo e a vida das crianças que participam dos projetos.

O ano de 2020 ficará marcado na história. As incertezas e dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 escancararam diferenças sociais e nos alertaram para estarmos ainda mais atentos e engajados a assumir nossas responsabilidades sociais.
Por isso, em 2020 o prêmio de Excelência Francisco Gros se tornou ainda mais especial e relevante. Neste ano, reconhecemos e apoiamos o trabalho de uma instituição que atuou na linha de frente no combate à pandemia, levando alimento e produtos de higiene a mais de 500 mil pessoas de comunidades socialmente expostas no Brasil: a Gerando Falcões.
A Gerando Falcões é uma organização social que atua dentro de estratégia de rede, em periferias e favelas. Seus projetos estão focados em esporte e cultura para crianças e adolescentes e qualificação profissional para jovens e adultos, sendo um motor de geração de renda para famílias, inclusive egressos do sistema penitenciário.
A Gerando Falcões e o seu CEO e fundador, Edu Lyra, foram reconhecidos pelo trabalho incansável e exemplar, especialmente na implementação da campanha, em 2020, “Corona no Paredão, Fome Não”.
O Prêmio de Excelência Francisco Gros foi entregue a Lyra pelo CEO da G5 Partners, Corrado Varoli, e pelos sócios da G5 Partners, Renato Klarnet, André Benchimol, Nathaniel Wendling e Levindo Santos.
Ao receber o Prêmio, em uma cerimônia transmitida de forma virtual a todos os colaboradores, Edu Lyra relembrou os tempos da infância em que viveu em um barraco simples em uma comunidade e a luta para conseguir construir a Gerando Falcões e ajudar muitas famílias do País.
“Vivi em uma situação de extrema pobreza e vulnerabilidade. Poderia ter tido um destino que a sociedade me sentenciava, mas eu tinha uma mãe muito forte que me dizia ´não importa de onde você vem, mas para onde você vai. Você pode o mundo, você pode tudo”.

Em 2019, o Instituto Elos foi reconhecido pelo Prêmio de Excelência Francisco Gros por transformar a realidade de muitas comunidades. O Elos tem como objetivo conectar pessoas, comunidades, governos e empresas ao redor de um sonho, promovendo a diversidade por meio de diálogo, compaixão e criatividade para realizar o melhor mundo para todos.
O prêmio foi entregue em mãos a três representantes: Natasha Mendes Gabriel, diretora Pedagógica e de Projetos; Mariana Gauche Motta, diretora de Operações e Estratégia; e Rodrigo Rubido Alonso, diretor de Relações Institucionais.

A G5 Partners prestigiou em 2018 um dos exemplos extraordinários de liderança jovem no Brasil: Wellington Trindade Vitorino, 24 anos, fundador do Instituto Four. A instituição sem fins lucrativos busca selecionar, formar e desenvolver jovens líderes que pensam em resolver questões brasileiras e desejam estar nos principais espaços de tomada de decisão do Brasil. A organização também é responsável pelo ProLíder, programa de desenvolvimento de lideranças jovens para o país.
A luta e as vitórias de Vitorino começaram cedo. Aos 12 anos, ele montou uma pequena fábrica de doces, trabalhou como vendedor de picolé e foi aluno de escola pública até conseguir uma bolsa para cursar o 3º ano do Ensino Médio em uma escola privada.
Foi bolsista da Embaixada Americana, Escola Parque da Gávea, Casa de Espanha e Oxford English Centre. Tornou-se bolsista da Fundação Estudar, formou-se em Administração de Empresas pela Ibmec-RJ. Aos 21 anos, criou um programa para apoiar jovens como ele a se tornar líderes para atuar na esfera pública ou empreender na iniciativa empreender.

A primeira edição do prêmio foi para o nosso colaborador Celso Eduardo Moura. Ele é o vice-diretor do Clube dos Desbravadores — iniciativa voluntária realizada, em São Paulo, para auxiliar crianças e adolescentes com doações de roupas, alimentação, além de colaboração nos estudos. Celso Eduardo também dirige as atividades do grupo, como acampamento, passeios e reuniões aos fins de semana.
Só na capital paulista, são 30 adolescentes de 10 a 15 anos que recebem apoio. “Não há nenhum prêmio melhor que o sorriso de uma criança que realiza um sonho ou alcança uma conquista que não esperava. Agradeço a G5 por enxergar, praticar e incentivar o altruísmo em seus colaboradores, pois é assim que construímos um mundo literalmente melhor”, afirmou o funcionário do time de TI.

Conheça outras iniciativas

Gerando Falcões

Instituto Elos

Junior Achievement
