Voltar

FBN desperta e inspira famílias com Cristina Baumgart e Silvia Pedrosa

julho 2023

Realizamos no fim de maio mais uma edição do G5 Talks. Dessa vez, participaram Cristina Baumgart, membra do conselho de administração da Family Business Network (FBN Brazil) e presidente do conselho de família Baumgart, e Silvia Pedrosa, superintendente da associação no Brasil. A FBN é a maior organização de famílias empresárias do mundo, que promove o sucesso, a longevidade e a sustentabilidade das empresas familiares. Durante o bate-papo com o sócio-fundador André Benchimol e com o sócio Fábio Fleury, elas falaram sobre a missão e os valores da FBN, bem como sua importância para as famílias empresárias. Também comentaram a influência da organização no Grupo Baumgart e em seus sócios. O G5 Talks é um projeto por meio do qual lideranças empresariais trocam experiências e aprendizados com o time da G5.

A FBN e o propósito de inspirar famílias empresárias

A FBN foi criada em 1989 na Suíça e hoje está presente em 65 países; ao todo são 17 mil associados com 4 mil famílias empresárias. No Brasil, a organização está há 21 anos, somando 885 associados com 120 famílias que atuam em diferentes setores, como agro, alimentos, combustível, indústria e telecomunicações. De acordo com Silvia, o propósito da FBN é “despertar e inspirar famílias empresárias para que fortaleçam suas relações e seus negócios e evoluam ao longo das gerações, a fim de construírem um futuro sustentável”. Nesse contexto, a missão da FBN é oferecer às famílias empresárias um espaço seguro para aprender, compartilhar e inspirar umas às outras sobre como incentivar o envolvimento no negócio, facilitar os relacionamentos familiares e criar consciência da importância das empresas familiares na sociedade. “Ficamos juntos trocando experiências e também chamamos especialistas para abordar uma série de temas que são relevantes”, afirma Silvia. Segundo a superintendente, em 2020 foram realizadas 56 atividades, entre webinars, programas de conselho de família e family office e aulas mestras. “Assim como muita gente, por conta da pandemia nós nos reinventamos. Fomos do presencial para a tela do computador, e isso nos ajudou a estar em todos os lugares”, finaliza.

A rede de apoio da FBN

Para Cristina, a FBN é um espaço de troca. “É lugar de inspiração, de troca, para reclamar, chorar e encontrar soluções, porque a gente encontra pares.” Cristina faz parte do conselho de família do Grupo Baumgart, que começou suas atividades no Brasil em 1936 com Vedacit. Hoje, o Grupo é dono das redes Center Norte, Lar Center e Expo Center Norte, tradicionais espaços da cidade de São Paulo, Novotel e Fazendas Reunidas. Em 2020, criaram a Trutec, empresa ligada à área de construção civil. Ela conta que utiliza muito na prática a estrutura da FBN e a rede de contatos da associação, com o objetivo de melhorar cada vez mais seus negócios. “Hoje, por exemplo, estamos questionando nossa estrutura de conselhos. Para isso, a gente usa muito a estrutura da FBN para trocar com famílias. Conversamos com pessoas que têm estrutura de governança robusta para trocar”, explica. São muitas as vantagens de participar da associação, segundo Cristina. “Trocar conhecimento, rede de contatos com mundo de empresas de todos os tamanhos e setores, compartilhamento de informações, garantia de confidencialidade, aprofundamento de temas como conselho de família, family office, ESG, inspiração para novas ações, motivação para aprender, ensinar, conscientização quanto a temas ligados às famílias empresárias para todas as gerações.”

A executiva relembra que a troca com a rede FBN teve início em 2005, com uma viagem que seu irmão realizou com o grupo de associados para a Suíça com o intuito de conhecer empresas familiares. Na ocasião, ele fez diversos amigos — entre eles, um especial. “Ele conheceu uma pessoa de concorrência direta na área de shoppings e foi convidado a estagiar nessa empresa, aprendendo todos os segredos. Não existem barreiras dentro da FBN, porque um concorrente direto se torna amigo e abre informações para a gente. Isso mostra e representa muito bem como é o ambiente de confidencialidade e troca na FBN”, conclui.

G5 Talks: CFO do Banco Inter, Helena Caldeira, fala sobre mulheres em alto cargo de gestão e cultura empreendedora tolerante ao erro

Copyright © G5 Partners – Além dos Resultados – Todos os direitos reservados – Política de Privacidade. LEN comunicação e branding