janeiro 2025

Banco Central vai conseguir domar a inflação mesmo com a incerteza fiscal? 4 analistas respondem

Luis Otavio Leal

Estadão

Na primeira reunião sob a presidência de Gabriel Galípolo, o Banco Central elevou a Selic em 1 ponto percentual, atingindo 13,25% ao ano, conforme esperado pelo mercado.
Nosso sócio e economista-chefe, @Luis Otavio Leal, foi convidado pelo @estadao para avaliar o cenário.

É consenso que sem um ajuste fiscal mais eficiente por parte do governo, o BC enfrentará dificuldades para reduzir as expectativas de inflação.

Um dos conceitos mais discutidos nesse contexto é a coordenação entre política monetária e fiscal. Idealmente, essa harmonia permitiria suavizar os ciclos econômicos: em momentos de recessão, o governo adotaria estímulos fiscais (redução de impostos e aumento de gastos), enquanto o BC baixaria os juros, ajudando a sustentar a atividade econômica.

Acesse aqui e leia a avaliação completa do nosso economista

Assista também
Valor Econômico

Impressões sobre a economia internacional em um cenário de pré-eleições americanas

Capital Aberto

Parte do aumento dos M&As em solar é fruto do avanço do segmento na matriz energética brasileira.

Jornal da Globo

Inflação tem leve acelerada em novembro, mas fica abaixo do esperado pelos economistas.